Para muitos empreendedores portugueses, a ideia de gestão de redes sociais resume-se a colocar posts no Facebook ou Instagram sem grande pensamento a coisa. Portanto, não é surpresa que os resultados obtidos não são dos melhores.
O que acontece é que a gestão de redes sociais bem feita, que realmente gera resultados a empresa, começa muito antes de qualquer post ser feito. Envolve um planeamento consistente e objectivos definidos. Há muito trabalho a ser feito antes mesmo da primeira palavra ir para o papel.
Queres aprender por que a tua empresa precisa de uma gestão de redes sociais profissional? Então continue com a leitura!
Mas antes, alguns números…
Antes de falarmos sobre o trabalho de uma gestão profissional de redes sociais, existem alguns números a considerar.
Sabias que (via Digital2021):
- … 8,58 milhões de portugueses acedem à Internet?;
- … 7,8 milhões de portugueses têm conta em uma rede social?;
- … 87% deles estão sempre on-line ou, pelo menos, uma vez por dia?;
- … 95% dos acessos são feitos pelo telemóvel?;
- … 3,5 milhões de portugueses têm conta no LinkedIn?;
- … 7 em cada 10 portugueses gostam de páginas de empresas no Facebook?;
- … 4 em cada 10 portugueses admitem que melhoraram a opinião sobre as marcas depois de as seguir?;
- … portugueses passam, em média, 7 horas e 20 minutos na Internet?;
- … portugueses passam 2 horas e 18 minutos por dia nas redes sociais (mesmo tempo que ao assistir televisão)?;
- … 1 em cada 3 portugueses descobriu uma nova marca pelas redes sociais?;
- … 43% dos portugueses usam as redes sociais como principal canal para pesquisar empresas?
Porque a gestão de redes sociais é importante?
“Oh pá, eu até precisava dar um jeito à página da minha empresa no Facebook. Tenho cá um sobrinho que leva jeito para a coisa, vou falar com ele”.
Quantas vezes ouviste ou pensaste em algo do tipo? É normal que muitos empreendedores ainda pensem nas redes sociais como um acessório do Marketing Digital. No entanto, como as estatísticas anteriores mostraram, essa postura pode causar muito mal.
É chegada a hora de adoptar uma gestão de redes sociais profissional, que produza resultados reais e com base em conhecimento sólido.
Se ainda não estás convencido, leia a seguir por que a gestão de redes sociais é tão importante!
Uma má gestão é pior do que gestão nenhuma
Um dos factos mencionados anteriormente diz que 43% de todos os portugueses usam as redes sociais como principal canal de pesquisa sobre empresas. Portanto, quase metade de todo o teu público consumido em potencial abre o Facebook ou Instagram e digita lá o nome da tua marca para saber mais antes de comprar.
Se todas essas pessoas encontrarem na tua página uma má gestão de redes, com posts que não geram valor e afastam o público, então ficarão com uma má imagem da tua marca. Isso é pior do que não ter imagem nenhuma.
O trabalho de gestão envolve mais do que posts on-line
Trabalhar com as redes sociais é mais do que colocar posts com frases motivacionais no Facebook ou no Instagram. É, também, mais do que colocar anúncios.
O trabalho com as redes sociais é uma ação de comunicação completa feita para a empresa posicionar-se adequadamente no mercado. Isso inclui não só vender mais, mas também fazer branding da maneira certa.
Para alcançar os resultados, não basta somente planear posts ou fazer imagens giras. Devemos:
- desenvolver uma persona;
- elaborar um plano de comunicação alinhado com a estratégia da empresa;
- elaborar estratégias de atracção, nutrição e conversão de clientes;
- identificar oportunidades;
- desenvolver engajamento com o público;
- criar conexões emocionais do público com a marca;
- criar campanhas de anúncios segmentados;
- monitorar resultados;
- trabalhar com métricas e indicadores de desempenho.
Uma equipa profissional ajuda a identificar oportunidades e tendências
Uma gestão de redes sociais profissional saberá identificar as melhores oportunidades e tendências de curto, médio e longo prazo para a sua marca explorar.
Em muitas ocasiões, aparecem janelas de oportunidade para criar um engajamento relevante e significativo, capaz de aumentar o reach da página e desenvolver fortes elos emocionais com os seguidores. Apenas uma equipa profissional pode identificar e aproveitar estes momentos.
O trabalho profissional é documentado e baseado em conhecimento sólido
A gestão de redes sociais profissional é baseada em conhecimento sólido e metodologias testadas e aprovadas em ambientes de todos os níveis e segmentos. É, portanto, algo confiável e que pode ser reproduzido em diferentes espaços.
Além disso, o trabalho é documentado para poder analisar o que gera resultados, o que não funciona e como melhorar a performance da estratégia cada vez mais.
Uma equipa profissional tem ferramentas para ter melhores resultados
Por fim, mas não menos importante, uma equipa de gestão profissional utiliza ferramentas que produzem melhores resultados.
Com esses instrumentos, é possível identificar as melhores oportunidades, analisar os dados obtidos nas campanhas anteriores e adaptar a estratégia com base em números e informações sólidas, em vez de percepção subjetiva.
Quais redes sociais são mais importantes para tua empresa?
Existem muitas redes sociais diferentes actualmente. No entanto, não é necessário estar em todas elas. O importante é saber quais plataformas fazem mais sentido para a tua empresa e actuar com mais dedicação nelas.
No geral, o Facebook e o Instagram são as principais redes sociais para o público português. Afinal, nelas estão a maior quantidade de pessoas e a audiência mais homogénea dentre todas.
Para quem busca um público consumidor jovem, o TikTok e o Snapchat são duas óptimas alternativas, pois é lá que estão a maior parte dos jovens portugueses actualmente.
Para empresas do setor B2B (Business-to-Business), o LinkedIn é a melhor alternativa, já que é uma rede social focada no ambiente de trabalho e que permite segmentação baseada na ocupação do público.
Por fim, vale mencionar que existem redes sociais específicas para cada segmento do mercado. Por exemplo, o Zomato é uma rede social muito importante para restaurantes de todos os tipos e tamanhos.
Escolher as redes sociais adequadas para a sua empresa é tão importante quanto ter uma gestão profissional. As duas decisões atuam de mãos dadas para alcançar os melhores resultados.
Pronto, já pudemos ver como é importante a gestão de redes sociais profissional e de que maneira a tua empresa se beneficiará desse apoio. No entanto, é possível que tenhas ainda algumas dúvidas sobre o tema, incluindo quanto custa um serviço desses, em quanto tempo terás os primeiros resultados e mais.
Se é o teu caso, então entra em contacto com a nossa equipa e saibas como podemos ajudar a tua empresa a ter os melhores resultados nas redes sociais!