Porque toda empresa deveria investir em Marketing Digital

Não é incomum que o gestor de uma empresa procure por diferentes maneiras de conseguir novos clientes. É nesse contexto que surge a oportunidade de investir em Marketing Digital.

No entanto, não são todas as empresas que optam por usar as ferramentas digitais para posicionar-se no mercado e conseguir novos clientes. Para muitos negócios, ainda há uma certa resistência em adaptar-se aos novos tempos.

Com isso posto, nós da Brando acreditamos que todas as empresas deveriam investir em Marketing Digital, independentemente do tamanho, segmento ou nível de conhecimento no assunto.

Neste artigo, falaremos sobre o que é o Marketing Digital, por que investir nele e como dar os primeiros passos na Internet. Veja a seguir o vais aprender neste conteúdo:

  • Afinal, o que é Marketing Digital?
  • Quais são os termos de Marketing Digital que precisas conhecer?
  • Como fazer Marketing Digital?
  • Por que investir em Marketing Digital?
  • Quais os primeiros passos para investir em Marketing Digital?

Preparado? Então boa leitura!

Afinal, o que é o Marketing Digital?

O conceito de Marketing Digital é auto-explicativo mas, ao mesmo tempo, pode causar confusão de não for bem explicado. De fato, como o termo indica, o Marketing Digital é o uso de estratégias de Marketing dentro de um ambiente digital, como a Internet.

Essa modalidade de Publicidade tornou-se cada vez mais importante pelo aumento do número de pessoas na Internet. Segundo o Eurostat, Portugal tinha apenas 69% dos lares com conexão à Internet em 2013 e, em 2018, chegou a 78%.

No entanto, o país ainda está abaixo da média da União Europeia (89%) e longe dos países mais conectados, como os Países Baixos (98%), Reino Unido (95%) e Alemanha (94%).

Com isso posto, atual nível de conexão dos lares portugueses já é o suficiente para mostrar por que é positivo investir em Marketing Digital actualmente: quase 8 em cada 10 lares do país estão ao alcance da sua mensagem publicitária.

Entretanto, o Marketing Digital não é apenas “fazer Marketing na Internet”. Ele é, também, uma nova forma de posicionar uma empresa no mercado, tendo em vista que o comportamento do consumidor mudou.

Atualmente, 87% dos consumidores começam o seu processo de compras com uma busca online e, depois, vão até a loja para comprar o produto pretendido. Não é à toa, portanto, que o Google tem quase 40.000 buscas a cada segundo.

As estatísticas mostram que o consumidor moderno (especialmente o mais jovem, das gerações Millennials ou Z) é muito mais exigente e tem maior iniciativa em seu processo de compras do que antigamente.

Por causa disso, o Marketing Digital precisou criar uma maneira para as empresas posicionarem-se adequadamente perante esses consumidores. Nasceu, assim, o Inbound Marketing (ou Marketing de Atração).

Atração vs Interrupção

Volte no tempo para antes da era da Internet e pense em como recebias publicidade em sua vida. Provavelmente via os anúncios no intervalo comercial dos programas de televisão e rádio, além de em revistas, jornais e pelas ruas.

Este tipo de publicidade segue o conceito de Interrupção. Isso significa que é uma mensagem cujo objectivo é interromper o fluxo de atenção do seu alvo e capturar o foco para si.

No entanto, na Internet, o consumidor tem maior poder e iniciativa. Se uma mensagem publicitária interrompesse este artigo neste momento, o leitor provavelmente iria para outro site.

Por isso, o Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) tornou-se a norma no cenário digital. Nesse caso, o objetivo é atrair o consumidor por meio de conteúdos de valor e gerar autoridade no mercado.

Essa estratégia traz resultados. Veja o que a pesquisa do HubSpot em 2018 constatou:

  • 75% das empresas na Europa, Médio Oriente e África priorizam o Inbound Marketing;
  • das empresa que usam o Inbound Marketing, 75% delas consideram que a estratégia é eficaz;
  • já das empresas que usam o Outbound Marketing, apenas 62% acham que são bem-sucedidas;
  • de todas as empresas participantes, 53% afirmaram que o Inbound Marketing tem mais retorno, contra apenas 16% do Outbound Marketing.

Quais são os termos de Marketing Digital que precisas conhecer?

Agora que já falamos resumidamente sobre o Marketing Digital, é importante definir alguns conceitos básicos sobre o assunto. Afinal, essa modalidade publicitária tem o seu próprio vocabulário e, quem não souber o que as palavras significam, ficará sem entender a estratégia.

Confira abaixo alguns dos termos mais importantes!

  • Autoridade de domínio: É o nível de “confiabilidade” que determinado domínio têm perante mecanismos de busca como o Google;
  • Canais: São todos os espaços pelos quais é possível fazer Marketing Digital, como as redes sociais, Google, e-mails, blog e outros;
  • CTA: Acrónimo para o termo inglês Call-to-Action. Em português, significa Chamado para Ação. É um mecanismo que incentiva o público a engajar, como deixar um comentário, seguir nas mídias sociais e mais;
  • Ebook: É um livro eletrônico, normalmente distribuído gratuitamente;
  • Engajamento: No Marketing Digital é uma maneira de medir o nível de participação do público com a estratégia de conteúdo;
  • Funil de vendas: O funil de vendas é uma estratégia de condução do consumidor dentro do Marketing Digital. No topo do funil, o objectivo das ações é atrair o público e gerar leads. No meio do funil, o objectivo passa a ser gerar a demanda pelo produto ou serviço. Já no fundo do funil, a intenção é de quebrar objeções e converter o lead em cliente;
  • Landing Page: São páginas preparadas especificamente para receber o público que faz pesquisas no Google ou está nas redes sociais e convertê-lo para gerar lead;
  • Lead: É um consumidor em potencial que já demonstrou interesse em uma empresa ou produto;
  • Links patrocinados: São anúncios pagos exibidos na página de resultados do Google;
  • Palavra-chave: É um termo utilizado pelo Google para indexar posts e sites e recomendá-los para os usuários;
  • Persona: É um perfil semi-fictício que representa o cliente ideal de uma empresa, produto ou serviço e deve basear a estratégia de Marketing Digital;
  • SEO: Acrónimo de Search Engine Optimization, trata-se de um conjunto de técnicas para otimizar um site para que ele seja mais recomendado pelo Google e outros motores de busca.

Como fazer Marketing Digital?

Agora que já percebemos melhor do que estamos a falar, o próximo passo antes de investir em Marketing Digital é saber por quais canais podemos trabalhar.

Uma estratégia básica de Marketing Digital conta com:

  • um site institucional da empresa;
  • um blog para produção de conteúdo e para ser a principal estrutura do funil de vendas da empresa;
  • e-mail marketing para nutrição de leads;
  • presença em redes sociais para produção de conteúdo, engajamento com o público e criação de autoridade;
  • estratégias de anúncios pagos para ganhar mais tráfego ou alcance.

Por que investir em Marketing Digital?

Se mesmo depois de tudo o que foi visto até o momento ainda houver dúvidas sobre os benefícios de investir no Marketing Digital, a partir de agora não haverá mais. Isso porque listaremos a seguir algumas das razões que comprovam por que todas as empresas deveriam usar essa ferramenta a seu favor.

Por isso, leia a seguir 5 razões para investir em Marketing Digital!

1. Mais oportunidades para as empresas

Investir em Marketing Digital permite que empresas de todos os tamanhos e segmentos possam usar do poder da Internet para ganhar mais clientes. Antes da popularização da Internet, apenas empresas com grandes orçamentos poderiam usar ferramentas, como publicidade na televisão, para ganhar novos clientes.

No entanto, investir em Marketing Digital é algo muito mais acessível. Mesmo pequenas empresas podem beneficiar-se de ter presença digital nas redes sociais ou um site.

2. Possibilidade de segmentação

Antigamente, a única grande opção de campanha de marketing nacional que as empresas tinham era o anúncio na televisão, na rádio ou em jornais e revistas. No entanto, esses canais não permitiam segmentar adequadamente o público que recebia a mensagem.

Sim, é verdade que a maior parte das pessoas que assiste a determinado programa televisivo pode ser homem ou mulher, de Lisboa ou do Porto, com mais ou menos idade. Entretanto, isso era o máximo de segmentação que havia.

Investir em Marketing Digital, todavia, permite uma possibilidade de segmentação muito maior. Com as ferramentas do Facebook e do Google, é possível direcionar a sua mensagem publicitária para um público com incrível precisão, baseado em seus interesses, hábitos de consumo e até mesmo a localização.

3. Capacidade de análise melhorada

Além de não conseguir segmentar adequadamente as campanhas publicitárias, o Marketing do passado também não era capaz de oferecer análise de resultados. A empresa só conseguia saber o quanto vendia, sem saber qual ação foi mais ou menos eficaz.

No entanto, investir em Marketing Digital é uma forma de mudar isso já que as ferramentas eletrônicas oferecem uma capacidade de análise de resultados muito melhor.

Com o Google Analytics e outros recursos semelhantes, é possível saber quantas pessoas foram impactadas pela mensagem publicitária, por onde saíram do site da empresa, quais são os maiores problemas ou menores.

Por isso, é impossível entender perfeitamente o ROI de investir em Marketing Digital e como otimizar a estratégia com uma abordagem orientada a dados.

4. Mais resultados

A eficácia de investir em Marketing Digital é maior do que os resultados obtidos pelo Marketing antigo. A razão disso é muito simples quando percebe-se a diferença básica entre ambos.

Como o Marketing Digital é pautado sobre a atração do público, ele é, portanto, mais eficaz em gerar clientes. Afinal, uma pessoa que busca ativamente por um conteúdo está mais disposta a ser convencida do que quem está a cuidar da própria vida e é interrompido com uma mensagem publicitária.

Além disso, as ferramentas mencionadas neste artigo, como os links patrocinados, os posts em blogs e as redes sociais, são mais eficientes a gerar clientes do que métodos antigos.

O que leva-nos a…

5. Melhor custo-benefício para a empresa

Investir em Marketing Digital tem melhor custo-benefício para uma empresa do que em publicidade tradicional.

Não só os benefícios são maiores (melhores resultados, melhor análise, melhor segmentação), como os custos são menores também.

Um anúncio no Facebook, Instagram ou no Google pode custar alguns cêntimos a cada clique. Com uma boa taxa de conversão, seriam necessários alguns poucos euros para a primeira venda.

No entanto, o mesmo não pode ser dito de anúncios tradicionais em jornais, revistas, televisão ou nas rádios.

Quais os primeiros passos para investir em Marketing Digital?

Agora que já convenceu-se de que vale a pena investir em Marketing Digital, é importante explicar como é possível começar a usar esta ferramenta.

O primeiro passo para quem quer usar o Marketing Digital em sua empresa é elaborar uma persona. Como explicado acima, trata-se de um perfil semifictício que descreve o cliente ideal da empresa.

Uma loja de produtos desportivos, por exemplo, terá diferentes personas para cada tipo de produto. Alguns exemplos podem ser vistos a seguir:

  • João, 32 anos, é apaixonado por futebol e gosta de jogar a bola com os amigos nos fins de semana. João precisa de roupa de treino para isso, especialmente de chuteiras, calções e equipamento da sua equipa favorita. Está sempre no Facebook.
  • Rita, 23 anos, adora exercitar-se ao ar livre e manter a forma. Rita não sabe quais são as melhores sapatilhas de corrida e, apesar de adorar correr, tem dificuldades para praticar todas as semanas. Usa muito o Instagram, mas gosta de ler blogs com dicas de exercícios.
  • Fábio, 53 anos, é um executivo importante em sua empresa e não tem muito tempo livre. No pouco tempo disponível, gosta de passá-lo com os filhos. No entanto, sente-se um bocado mal e sem fôlego nos últimos meses e começa a considerar voltar a nadar. Costuma informar-se pelo jornal e preza por dados objectivos.

Para cada uma dessas personas, a loja de material desportivo produzirá uma estratégia de conteúdo diferente. Repare que mesmo a abordagem deverá ser diferente para cada um: enquanto João será alcançado mais nas redes sociais, Rita e Fábio serão mais afectados por um conteúdo em blog.

Ao mesmo tempo, Rita pode aceitar um conteúdo um bocado mais informal, enquanto Fábio prefere algo mais rigoroso.

Depois de ter as personas prontas, o passo seguinte é montar o funil de vendas com base nas necessidades de cada público.

Isso significa definir as ferramentas a serem utilizadas (redes sociais, blogs, anúncios) e como otimizar cada um desses canais.

Por fim, será preciso acompanhar os resultados gerados e agir de forma a corrigir situações pontuais dentro da estratégia.

Pronto, agora já sabes por que é que deverias investir em Marketing Digital. Mais do que isso: aprendeste como esta estratégia funciona e quais são os primeiros passos para usá-la para gerar mais clientes.

Se queres ajuda profissional para criar o posicionamento digital da tua empresa na Internet, entra em contacto conosco. Nossa equipa está pronta para colocar a sua a ter mais clientes!

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